terça-feira, 30 de julho de 2013

Boa administração + 3 títulos = 30 mil sócios e muita arrecadação

O Bayern de Munique, teve na temporada 2012/2013 com certeza sua melhor temporada, ganhou a tríplice coroa, ou seja, ganhou a Champions League, a Bundesliga e a Copa da Alemanha. Afastou de vez o fantasma de vice e ainda de quebra ganhou 30 mil novos sócios.
 Atualmente, o clube é controlado por seus sócios, que detêm 81.8% de participação no conselho diretor da agremiação. O clube da bávaro passa a ser o primeiro do país a ultrapassar a marca dos 200 mil membros alcançou a marca de 217,2 mil sócios. 
 Os clubes brasileiros com a ajuda de uma empresa de bebidas (AMBEV) estão alavancando seu quadro de sócios. Se este programa der o resultado esperado deveremos em pouco tempo chegar a números como os do clube Bávaro.
 Eu penso que clubes como Flamengo, Fluminense, São Paulo, Corinthians, Grêmio, Inter, e todos os grandes do Brasil podem sim ter o mesmo nível dos grandes europeus. Para que isso aconteça precisamos de algumas coisas, administrações profissionais, transparência e mais participação dos torcedores na administração dos clubes e das federações.
 Com essas coisas virão muitas coisas junto, mais investimentos e verbas de patrocínio, mais público nos estádios, mais nível do Campeonato Brasileiro e vários outros benefícios para o futebol brasuca.
  Tal mudança é possível sim, mas para isso será necessária a criação de uma liga independente dos clubes tirando assim o poder sobre o Brasileirão da CBF e o colocando com os clubes que são os maiores interessados, como acontece na Alemanha, por exemplo, a 51 temporadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário